Sobre BOATO

Missão

Pretendemos preservar o saber fazer tradicional da carpintaria e marcenaria, que entendemos ser a base para una fabricação de qualidade e durável. Mesmo quando a maior parte dos projectos, ferramentas, maquinaria e até os materiais de hoje, pouco tenham a ver com a marcenaria tradicional, o ponto de partida continúa a ser o mesmo. Sendo plenamente conscientes da permanente transformação tecnológica de materiais e maquinaria ligada aos trabalhos da madeira, apostamos por uma actualização constante, e uma formação que nunca há de acabar.

Formamos parte de um colectivo dinâmico num momento de cambio generacional, formado por profissionais de todo o mundo, e ligados pelos novos canais de comunicação. Partilhamos com os seus membros novas técnicas e soluções em base as experiências de uns e outros, assim como novas formas de organização e optimização dos espaços industriais também diferentes de como haviam de ser vinte ou trinta anos atrás. Adaptar os nossos esforços e conhecimentos a um mercado muito diferente e cambiante também, nos obriga a um dinamismo que já se tornou num dos pontos fortes da Boato, de olho sempre ao futuro.

Com maior prioridade, pretendemos servir da melhor forma os nossos clientes, aconselhar quando necessário e acompanhar as suas necessidades específicas para atingir o melhor resultado. Trabalhamos para particulares, assim como para profissionais (estudios de arquitetura, design de interiores, decoradores e emporeiteiros)

Sendo conscientes da fragilidade e importância da matéria prima do nosso trabalho, damos prioridade a um consumo responsável na utilização e optimização dos materiais mais comuns, para um menor desperdício. Preferimos, por questões éticas e sempre que possível, não usar madeiras tropicais só pela sua apariência. O seu lento crescimento, o transporte, e a fragilidade dos ecosistemas aonde cresce, nos obriga a pensar em soluções mais ecoLógicas.

Poximidade e qualidade para os trabalhos externalizados, fornecedores e parceiros, indispesáveis para atingir um trabalho de excelência

 

Equipa

Formado em Design Industrial, Joris Lacombe foi designer e responsável de produção em várias indústrias em França e Portugal. Após 10 anos de experiência no ámbito industrial, optou por uma mudança profissional à procura de um trabalho manual, de dimensão mais humana, e sempre em contacto com uma matéria útil e concreta. Formou-se no Instituto de Arte e Ofícios da Fundação Ricardo Espírito Santo,. Criou a marca Boato Woodworking Projects em 2015.
Projecto, fornecedores e acompanhamento do projecto junto com o cliente.

Víctor Rovira é formado em História e Gestão de Património Cultural, área em que desempenhou os primeiros anos de vida laboral, ainda na cidade de Barcelona, onde nasceu. Chegou a Lisboa em 2011, e após uns anos de trabalho na área de formação, decidiu conhecer de perto e formar-se na área de marcenaria, frequentando também o  curso no Instituto de Artes e Oficios da FRESS.
Oficina, manutençao, gestão de produção, backoffice

A Equipa da Boato conta também com a infinita experiência e conhecimentos do Sr Américo Gaspar. Marceneiro com 50 anos de experiência nas suas mãos, abriu as portas da sua oficina para acolher a Boato, acompanhando de perto ainda hoje o seu crescimento. Antes da Boato WP então, as mesmas instalações já foram a casa do Degrau do Botequim, do Sr Gaspar, que em tempos chegou a ter 10 empregados fixos.

Clientes

Acompanhamos os nossos clientes na concepção do design, na escolha dos materiais, acabamentos e estilos. Respondemos às necessidades dos nossos clientes, particulares e profissionais, e ajudamos a encontrar soluções técnicas quando necessário. Os nossos clientes encontram-se principalmente na capital portuguesa, mas também em França, Espanha, Alemanha e até Islandia.